"Esta é uma iniciativa que se insere numa estratégia de promoção do território do concelho com o mercado espanhol, dotado de uma oferta turística que vai desde o lazer à enogastronomia, um setor que tem vindo a crescer", disse à Lusa a presidente da câmara de Freixo de Espada á Cinta, Maria do Céu Quintas.
O programa da Feira Ibérica dos Vinhos contempla quatro demonstrações gastronómicas, que contarão com a presença "conceituados" chefes de cozinha ibéricos, incluído "estrelas Michelin".
A iniciativa promete igualmente três provas comentadas de vinhos do Douro Superior, Arribes del Duero e Sierra de Salamanca (Espanha) e um espaço dedicado aos queijos produzidos no território fronteiriço de Salamanca/Freixo de Espada à Cinta.
A autarca referiu que o território de Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, está inserido na Região Demarcada do Douro e, por este motivo, era “imperioso” criar um evento que promovesse o setor vitivinícola, o “mais preponderante” em termos económicos neste concelho raiano.
"O Festival Gastronómico do Bacalhau e a promoção dos vinhos produzidos em Freixo de Espada à Cinta traduz-se em benefícios para o setor da restauração, acumulando valor nos produtores locais, detentores de marcas de vinhos conhecidas a nível nacional e internacional ", frisou.
Para além das provas gastronómicas e vinícolas que vão contar com a presença de "conceituados" peritos ibéricos na área da gastronomia e vinhos, haverá ainda uma exposição de produtos locais, que vai juntar cerca de duas dezenas de produtores.
Comentários