O antigo presidente da Assembleia da República António Barbosa de Melo morreu hoje, aos 83 anos, no Centro Hospital e Universitário de Coimbra, tendo fonte oficial do gabinete de Ferro Rodrigues adiantado à agência Lusa que a bandeira da Assembleia da República foi colocada a meia haste.
"Foi com profunda consternação que tomei conhecimento do falecimento do Professor Doutor António Barbosa de Melo", pode ler-se na nota do presidente da Assembleia da República a que agência Lusa teve acesso, que será enviada ao PSD e à família de Barbosa de Melo, para além de colocada no site do parlamento.
Ferro Rodrigues afirma que o antigo presidente da Assembleia da República "foi sempre respeitado por todos" e, recordando que exerceu o mandato de deputado nessa legislatura, pode testemunhar que Barbosa de Melo "foi Presidente de todos os deputados".
"Barbosa de Melo foi Presidente da Assembleia da República entre 1991 e 1995, e ainda hoje é recordado por parlamentares e funcionários como um Presidente excecional, um homem de diálogo, de grande cultura e cordialidade", destaca.
Para o presidente da Assembleia da República, trata-se de "um grande nome da política democrática e do ensino do Direito".
"Em meu nome e em nome da Assembleia da República quero expressar à família, aos amigos e ao PSD, partido de que foi fundador, o meu mais sentido pesar", conclui.
Investigador e professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, António Moreira Barbosa de Melo foi um dos fundadores do PSD, no qual exerceu diversos cargos nos órgãos nacionais.
Integrou a Comissão para a elaboração da lei eleitoral para a Assembleia Constituinte em 1974, da qual foi também Deputado. Exerceu novamente o mandato de Deputado na Assembleia da República nos anos de 1976-1977 e 1991-1999.
Foi Presidente da Assembleia da República durante a VI Legislatura (1991-1995) e foi membro do Conselho de Estado.
Comentários