Todos os 12 tripulantes da embarcação que naufragou esta tarde a 50 milhas da costa de Navia, nas Astúrias, foram resgatados.

O proprietário da embarcação, natural de Santander, disse que entre a tripulação há "vários portugueses e galegos", sem outros pormenores.

Rescatados los 12 tripulantes #GureUxua. 5 por Pesca II @GardacostasGal trasladados a #Celeiro, 7 por Helimer 211 trasladados a #Gijón.

— SALVAMENTO MARÍTIMO (@salvamentogob) 3 de fevereiro de 2017

Segundo informações avançadas pela publicação "Voz de Galicia", os tripulantes serão transportados os hospitais de Gijón e outros para a localidade de Celeiro. No entanto, o estado de saúde das pessoas que seguiam a bordo do barco não é conhecido.

5 portugueses entre a tripulação

"Estão todos bem. Apresentavam sintomas de hipotermia e estão no hospital apenas por precaução", afirmou Eduardo Pereira, responsável pelo consulado de Portugal em Léon .

Os portugueses são naturais de Vila do Conde.

O alerta terá sido dado por volta das 15:30, tendo as operações de busca e salvamento decorrido com o auxílio de três helicópteros e três embarcações.

Aquando da chegada do primeiro helicóptero, foi avistada uma balsa sem ninguém, apenas com aparelhos a bordo, mas logo de seguida foi detetado um segundo bote com os 12 tripulantes do pesqueiro.

O barco, batizado Gure Uxua, foi construído em 1997 e dedicava-se à pesca do atum.

A mesma embarcação teve de ser socorrida no final do ano passado, no dia 20 de dezembro, pelas autoridades marítimas da região da Galiza devido a uma falha no motor.

Nas redes sociais circula um vídeo do momento final do resgate.

[Notícia atualizada às 19 h 46 m]

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.