Os protestos começaram bem cedo pela manhã, em Lisboa, e levaram mesmo a que fosse necessária uma corrente humana de agentes da autoridade para acalmar alguns ânimos dos bombeiros sapadores, ainda assim insuficiente para impedir que os centenas de manifestantes subissem a escadaria da Assembleia da República.

São protestos de bombeiros profissionais, à procura de melhores condições salariais, profissionais esses que a grande maioria das pessoas não sabe distinguir a diferença de bombeiros profissionais. O SAPO24 explica as principais.

Missão:

  • Aqui, praticamente, o único ponto que têm em comum: tanto um bombeiro voluntário, como um bombeiro sapador têm como missão não só combater incêndios, como resgatar pessoas em acidentes ou catástrofes naturais;

Diferença entre bombeiros:

São imensas as diferenças entre estes dois grupos de bombeiros, começando logo pelo facto de uns serem voluntários e outros profissionais. Uns realizam umas horas por mês e outros têm um horário a cumprir. Saiba as principais.

  • Os bombeiros voluntários têm uma outra profissão principal e é bombeiro em regime de voluntariado;
  • Os bombeiros sapadores são profissionais;
  • Os bombeiros voluntários pertencem a uma associação de bombeiros e são constituídas por bombeiros em regime de voluntariado;
  • Os bombeiros sapadores estão na dependência direta de uma câmara municipal;
  • Os bombeiros voluntários estão obrigados, apenas, a realizar 200 horas de trabalho anual;
  • Os bombeiros sapadores praticam o horário de quatro turnos rotativos de 12 horas (12 horas de trabalho diurno, 24 horas de descanso, 12 horas de trabalho noturno, quarenta e oito horas de descanso) das 8h00 às 20h00 e das 20h00 às 8h00 do dia seguinte;
  • O salário dos bombeiros voluntários é pago pela Proteção Civil;
  • O salários dos bombeiros sapadores é pago pela Administração Pública, nomeadamente pelas autarquias.

Nível salarial entre bombeiros:

Quanto ao salário das duas categorias de bombeiros, esse é difícil ser comparado, sobretudo devido aos bombeiros voluntários. Estes recebem à hora e o seu vencimento mensal depende desse mesmo banco de horas. Em Portugal, de acordo com os mais recentes dados, o salário médio de um bombeiro voluntário ronda os 700 euros.

No que diz respeito aos bombeiros sapadores, estes têm um vencimento como qualquer outra pessoa que trabalhe para a Administração Pública, começando nos 1075, 85 euros, podendo chegar, no topo da hierarquia (comandante de regimento ou batalhão), aos 4009, 89 euros.

  • Os bombeiros voluntários recebem 2,86 euros por hora;
  • Os bombeiros sapadores têm um vencimento base de 1075, 85 euros.

Funções:

As funções de ambas as categorias de bombeiros são muito semelhantes, a principal diferença é que os bombeiros voluntários são chamados para qualquer zona do país, de forma a ajudar outras corporações, ao passo que os bombeiros sapadores estão praticamente restritos aos municípios afetos. Ainda assim, em casos extremos, como os incêndios que assolaram o país no mês de setembro, ou mesmo em 2017, poderão sair do seu raio de ação habitual para ajudar.

  • Bombeiros sapadores pertencem a corpos especiais de funcionários especializados de protecção civil integrados nos quadros de pessoal das câmaras municipais. Para efeitos funcionais, administrativos e disciplinares, dependem do presidente da respetiva câmara municipal.
  • Os bombeiros voluntários exercem as suas funções em todo o território nacional;
  • Os bombeiros sapadores exercem as suas funções dentro do município para o qual trabalham e só saem do mesmo quando solicitados e em casos ditos extremos;
  • Ambos exercem as seguintes funções: combater os incêndios; prestar socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes, catástrofes ou calamidades; prestar socorro a náufragos e fazer buscas subaquáticas; exercer actividades de socorro e transporte de sinistrados e doentes, incluindo a urgência pré-hospitalar; fazer a protecção contra incêndios em edifícios públicos, casas de espectáculos e divertimento público e outros recintos, mediante solicitação e de acordo com as normas em vigor, nomeadamente prestando serviço de vigilância durante a realização de eventos públicos; colaborar noutras actividades de protecção civil, no âmbito do exercício das funções específicas que lhes forem cometidas; emitir, nos termos da lei, pareceres técnicos em matéria de protecção contra incêndios e outros sinistros; exercer actividades de formação cívica, com especial incidência nos domínios da prevenção contra o risco de incêndio e outros acidentes domésticos; participar noutras acções, para as quais estejam tecnicamente preparados e se enquadrem nos seus fins específicos.

Recrutamento:

  • Os requisitos para ser bombeiro voluntário:
    1. Escolaridade mínima obrigatória;
    2. Recruta de Estagiários: O ingresso na carreira de bombeiro voluntário é feito na categoria de bombeiro de 3ª, de entre os estagiários aprovados em estágio, com idades compreendidas entre os 17 e os 45 anos. O estágio tem a duração mínima de um ano.
    3. Recruta de Cadetes: O recrutamento das escolas de cadetes é feito entre indivíduos com idades entre os 14 e os 16 anos.
    4. Recruta de Infantes: O recrutamento das escolas de infantes é feito entre indivíduos com idades entre os 6 e os 13 anos.
  • Os requisitos para ser bombeiro sapador:
    1. No artigo 13.º do Decreto-Lei referido anteriormente, o recrutamento, ingresso, acesso e o provimento dos lugares das carreiras dos bombeiros profissionais são feitos nos termos da lei geral. Assim, estes concursos são abertos pelas respetivas câmaras municipais e publicados em Diário da República.
    2. Ter 18 anos completos e com idade inferior a 25 anos, completados no ano da abertura do concurso (artigo 18.º n.º 2 DL 106/2002)
    3. Ter como habilitações literárias mínimas o 12.º ano de escolaridade ou equivalente para a admissão a concurso para Bombeiro Sapador;