Entre os nove cartoonistas premiados, estão dois do Brasil e os restantes são da Holanda, Bélgica, Noruega, Sérvia, Turquia, Índia e Itália, disse à agência Lusa o cartoonista António Antunes, organizador do World Press Cartoon (WPC).

A entrega de prémios vai realizar-se a 02 de junho, no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha, cidade do distrito de Leiria, com fortes ligações ao maior caricaturista português, Rafael Bordallo Pinheiro.

O Brasil liderou no ano passado os prémios do World Press Cartoon, com dois cartoonistas entre os nove vencedores.

“A grande novidade deste ano foi o facto de o WPC ter aberto a participação a cartoonistas com desenhos na Internet, e isso vai aumentar o número de trabalhos concorrentes, o que ainda não se verificou este ano, porque abrimos o concurso tarde”, explicou.

Os cartoonistas escolheram como alvo-preferencial os líderes mundiais dos maiores países, Donald Trump, Vladimir Putin e Kim Jong-Un.

À edição de 2018, concorreram mais de 600 trabalhos e, destes, foram selecionados 280, que vão ficar, até 29 de julho, em exposição, que é inaugurada, também no sábado, no mesmo local.

António Antunes adiantou que a organização decidiu este ano aumentar de 260 para 280 o número de trabalhos selecionados.

O World Press Cartoon realiza-se nas Caldas da Rainha desde 2017, ano em que a iniciativa foi relançada, depois de não acontecer em 2016, por falta de patrocínios.

O certame, que tinha lugar em Sintra desde 2005, mudou-se em 2014 para Cascais e sofreu, em 2015, uma redução no valor monetário dos prémios, que ascendem a um total de 25 mil euros, levando a que a organização considerasse não haver condições para a sua manutenção.

O apoio da Câmara das Caldas das Rainha ao evento anual do desenho de humor na imprensa internacional fez com que passasse a ser realizado no CCC.

A entrega de prémios é acompanhada de um espetáculo pela Orquestra Ligeira Monte Olivett, um projeto que nasceu em 2013 nas Caldas da Rainha, pelo comediante Luís Franco-Bastos e pela companhia espanhola de teatro cómico Clownic.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.