“O recém-eleito presidente está feliz com o Brexit e exortou outros países a fazer o mesmo. Se continuar assim, eu irei promover a independência de Ohio e de Austin, Texas, nos Estados Unidos”, disse Jean-Claude Juncker, num discurso no Congresso do Europeu Popular Europeu(PPE), que reúne os líderes desta formação política.
Juncker recordou que no sábado passado a UE celebrou o 60º aniversário do Tratado de Roma e “com razão”: “Por que não celebraríamos o maior sucesso da história moderna, que é este da Europa?”.
Falou de crises, mas também de sucesso e afirmou que “o ‘Brexit’ não é o fim de tudo, temos de convencer-nos de algo que vai ser novo, mais forte e melhor”.
Por outro lado, o Presidente da CE considerou que não há necessidade de falar com os “populistas radicais”, mas é preciso ter em conta as preocupações de “pessoas que levantam questões justificadas”.
“Chegou o momento de convencer os europeus a deixar o sofá e moverem-se; caso contrário, os populistas conseguirão o seu objetivo antes”, concluiu.
Comentários