“O Conselho Europeu concorda com uma extensão até 22 de maio de 2019, desde que o Acordo de Saída seja aprovado pela Câmara dos Comuns na próxima semana. Se o Acordo de Saída não for aprovado pela Câmara dos Comuns na próxima semana, o Conselho Europeu concorda com uma extensão até 12 de abril de 2019 e espera que o Reino Unido indique um caminho a seguir antes desta data, para ser considerada pelo Conselho Europeu”, lê-se no texto hoje aprovado pelos líderes da UE a 27, a que a Lusa teve acesso.

Também Donald Tusk confirmou hoje que a primeira-ministra britânica concordou adiar o ‘Brexit’ até 22 de maio nas referidas condições.

“Durante o dia de hoje, consultei a primeira-ministra May várias vezes para assegurar-me de que o Reino Unido aceita os cenários de extensão e estou agradado por poder confirmar que chegámos a um acordo sobre esse tema”, declarou.

A discussão no Conselho Europeu sobre o período de extensão do Artigo 50.º teve início cerca das 16:00 locais (menos uma hora em Lisboa) e, segundo a agenda da cimeira, era suposto durar três horas, mas ao cabo de seis horas as discussões prosseguem, tendo mesmo sido interrompidas para o jantar de trabalho, consagrado às relações UE-China.

Petição 'online' para um novo referendo ao 'Brexit' já ultrapassa um milhão de assinaturas
Petição 'online' para um novo referendo ao 'Brexit' já ultrapassa um milhão de assinaturas
Ver artigo

Os trabalhos tiveram início com uma exposição de May aos restantes 27 chefes de Estado e de Governo, entre os quais o primeiro-ministro português, António Costa, sobre o ponto da situação, tendo depois a primeira-ministra britânica respondido a questões de vários líderes.

Já sem May na sala, os 27 têm então debatido as diversas propostas de extensão do Artigo 50º e, segundo fontes diplomáticas, a primeira-ministra britânica está agora a analisar a mais recente proposta, que contempla então as datas de 11 de abril e 22 de maio.

A primeira-ministra britânica solicitou na terça-feira, numa carta endereçada a Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, uma extensão até 30 de junho da duração do Artigo 50.º do Tratado de Lisboa, que determina dois anos de negociação para um Estado-membro sair da União Europeia, prazo que acaba em 29 de março e que está inscrito na legislação britânica.

[Notícia atualizada às 23h14]

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.