Em comunicado, a autarquia classifica como "muito positivo" o trabalho realizado nesta capítulo em 2017, considerando "extremamente importante" dar continuidade à delegação de competências nas Juntas de Freguesia, a fim de "elevar a quantidade e qualidade da prestação de serviços públicos essenciais aos cidadãos".

Esta verba será entregue às juntas de freguesia de Aradas, Cacia, Eixo e Eirol, Esgueira, Oliveirinha, Requeixo, Nossa Sra. de Fátima e Nariz, Santa Joana, São Bernardo, São Jacinto e a União de Freguesias de Glória e Vera Cruz, em períodos bimestrais.

Nos termos do acordo estabelecido, o montante transferido pela Câmara para as Juntas destina-se à execução e manutenção dos parques infantis e geriátricos, execução e manutenção de placas de toponímia, manutenção e gestão de fontes, fontanários e tanques/lavadouros e manutenção e gestão de polidesportivos.

Para a autarquia, a celebração destes contratos interadministrativos "espelha uma administração local moderna, que assenta a sua ação numa efetiva articulação entre todos os órgãos das autarquias locais, em respeito pela autonomia de cada um, mas colaborando ativamente entre si no sentido da melhoria dos serviços prestados às populações".

"Importa ainda referir que num contexto de escassez de recursos, é necessário rentabilizar os meios disponíveis, num quadro de corresponsabilização, cooperação, solidariedade, mas sobretudo tendo em atenção a necessidade de encontrar respostas eficazes para os problemas e dificuldades com que todos os dias as autarquias locais são confrontadas", refere a mesma nota.

O processo segue agora para deliberação formal da Assembleia Municipal, das Juntas e Assembleias de Freguesia.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.