"É com profundo pesar que o município de Vila Nova de Gaia toma conhecimento do falecimento de D. António Francisco dos Santos", lê-se no despacho, onde o autarca se refere ao bispo do Porto como "homem do povo".

O autarca de Gaia acrescenta que este era protagonista de "um percurso de excelência nos diversos cargos que ocupou na Igreja e uma participação cívica inexcedível".

"Dada a natureza das funções desempenhadas, a nobreza de caráter, a forma afável e a abnegada dedicação com que D. António Francisco dos Santos vivenciou a sua missão é decretado luto municipal nos dias 11, 12 e 13 de setembro", refere nota da autarquia de Gaia, acrescentando que a bandeira municipal estará hasteada a meia haste em todos os edifícios do município.

A câmara recomenda ainda, às freguesias, através das respetivas juntas, que procedam de igual modo relativamente às suas bandeiras.

Já antes deste comunicado, pela manhã, e através das redes sociais, Eduardo Vítor Rodrigues tinha deixado uma mensagem de pesar pela morte de António Francisco dos Santos, recordando-o como "um amigo" que aprendeu a respeitar, "um homem de uma fé que se vive e se transmite, irradiando como o sol".

"O seu exemplo e a sua vida serão sempre lembrados no meu coração, por tão inspiradoras. E serão sempre bússolas no caminho, por ser tão encantador", apontou Eduardo Vítor Rodrigues.

O bispo do Porto, António Francisco dos Santos, morreu pelas 09:30 de hoje, aos 69 anos, vítima de ataque cardíaco, disse à Lusa fonte oficial da Diocese.

A Diocese informou ainda que corpo do bispo do Porto, António Francisco dos Santos, vai estar em câmara ardente na Sé Catedral a partir das 17:00 de hoje e que o funeral se realiza na quarta-feira, às 15:00, na Sé Catedral.

De acordo com a mesma fonte, também na terça-feira o corpo do bispo do Porto vai estar em câmara ardente na Sé Catedral "entre as 09:00 e a meia-noite".