A proposta foi aprovada esta tarde, por unanimidade, durante uma reunião do executivo liderado pelo comunista Bernardino Soares.

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Paulo Piteira, explicou que esta proposta surge do facto de o município de Loures ser o berço de “virtuosos músicos clarinetistas”, “reconhecidos nacional e internacionalmente”.

Entre os mais famosos clarinetistas do concelho de Loures estão Marcos Romão dos Reis Júnior (já falecido), António Saiote, Jaime Carriço e Luís Gomes.

Da nova geração, o autarca destacou os clarinetistas Aldara Medeiros e Martim Barbosa.

“Ciente deste potencial, a Câmara Municipal de Loures tem levado a cabo um conjunto de projetos e iniciativas no sentido de promover e dar visibilidade ao talento destes executantes”, apontou.

Paulo Piteira sublinhou que o reconhecimento desta marca vai ajudar a afirmar esta vocação e singularidade do município, no distrito de Lisboa.

“Vai permitir afirmar que este município tem um ótimo trabalho já realizado e que venha a ser procurado por quem estiver interessado em fazer a sua formação no clarinete”, concluiu.