Segundo uma notícia publicada esta tarde pelo jornal Sol, a CGD prevê encerrar, até ao final deste mês, 75 balcões, sendo para já público o encerramento dos balcões em Alhandra (Vila Franca de Xira), Abraveses (Viseu), Rua Formosa (Viseu), Pedras Salgadas (Vila Pouca de Aguiar), Louriçal (Pombal) e Darque (Viana do Castelo).

O nome destes seis balcões tem vindo a ser tornado público pelos autarcas das localidades afetadas, não existindo, para já, uma confirmação oficial por parte da CGD.

Ao início desta noite, o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira (distrito de Lisboa), Alberto Mesquita (PS), manifestou-se indignado com a possibilidade da CGD concretizar o encerramento do balcão de Alhandra, situação que afeta perto de 13 mil utentes.

“Trata-se de um banco que é público e como tal este tipo de decisões não se pode nortear por critérios meramente economicistas. Deve ter, em primeiro lugar, em conta as necessidades das populações”, apontou o autarca.

As primeiras notícias de um possível encerramento da CGD de Alhandra surgiram há uma semana, através do PCP de Vila Franca de Xira, que organizou uma ação de protesto.

Alberto Mesquita referiu que na sequência dessas notícias solicitou um pedido de esclarecimento à administração da CGD, presidida por Paulo Macedo, mas que, até ao momento, não obteve uma resposta.

Na ausência de uma resposta, Alberto Mesquita adiantou que irá ainda esta noite pedir ao Governo que impeça estes encerramentos.

“Vamos enviar ainda hoje a nossa manifestação de grande desagrado por esta situação e solicitar ao senhor ministro das Finanças (Mário Centeno) e ao senhor primeiro ministro (António Costa) que esta situação seja revista, porque vai afetar imenso este território”, explicou.

A Lusa tentou contactar fonte da CGD, mas não obteve resposta.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.