Na proposta a que a Lusa teve hoje acesso, a maioria municipal refere que, atendendo às restrições da pandemia, esta edição do Portugal Fashion será marcada não só pelos desafios na área da comunicação, marketing e dinâmicas promocionais, mas por um acréscimo de custos na organização e produção do evento, pelo que foi solicitado, pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) - um apoio para a realização do evento no valor de 150 mil euros.
Com conteúdos pré-gravados em vários dias anteriores, cumprindo um Plano de Contingência específico para as atividades de gravações de vídeo e produção de conteúdos digitais, a 48ª Edição do Portugal Fashion emitirá online, nos três dias, o calendário de desfiles e apresentações de moda, sendo que a maioria das gravações será efetuada, à porta fechada, na Alfândega do Porto.
Salientando o contributo deste evento para o posicionamento do Porto como um novo epicentro europeu da moda, a maioria municipal refere que é do interesse da autarquia apoiar a realização do Portugal Fashion, "promovendo também o cluster da indústria criativa, que tem nos últimos anos trazido uma série de novos negócios e empresas para a cidade".
"Este evento, ao permitir que estejam presentes criadores e a indústria, ao promover o empreendedorismo qualificado nesta área, e ao contribuir ativamente para a criação de condições para que os jovens convertam o seu conhecimento em valor económico e social, é de elevada importância para a estratégia de desenvolvimento económico da cidade e da região", lê-se na proposta.
De acordo com a informação disponibilizada à autarquia, na última edição (47ª), realizada em outubro de 2020, contou, durante os três dias, com cerca de 200 profissionais do setor, entre imprensa nacional e internacional, designers, buyers, showrooms internacionais, mentores, industriais, escolas de moda e associações.
Apesar do corte de 80% do público habitual do evento, que se realizou em formato físico e digital devido às restrições imposta pela pandemia de covid-19, "foram veiculadas cerca de 600 notícias na comunicação social e de 2.000 publicações nas redes sociais, com uma audiência potencial acumulada de 33 milhões de impressões, o que equivale a 23% da população nacional, gerando um retorno mediático de 3,4 milhões de euros".
O Portugal Fashion vai regressar ao Porto, entre 18 e 20 de março, para uma "The Sofa Edition", em formato integralmente digital devido à covid-19, avançou à Lusa a diretora do evento de moda, na semana passada.
No calendário dos três dias do evento de moda em versão digital está previsto serem apresentadas as novas coleções dos ?designers' Marques'Almeida, Alexandra Moura, Miguel Vieira, David Catalán, Ernest W. Baker, Maria Gambina, Diogo Miranda, Katty Xiomara, Inês Torcato, Hugo Costa, Sophia Kah ou Luís Onofre.
Prevista para os dias 10 e 14 de março, a 56.ª edição da ModaLisboa foi, entretanto, adiada para abril, por indicação da Direção-Geral da Saúde (DGS).
"Por indicação da Direção-Geral da Saúde, a ModaLisboa adiará a sua emissão e irá transmitir as apresentações dos designers nacionais de 15 a 28 de abril de 2021. Tendo em conta a atual conjuntura de pandemia e de Estado de Emergência que abrange as datas de filmagens e transmissão iniciais (de 10 a 14 de março), a Associação ModaLisboa seguirá as instruções de adiamento por parte das entidades nacionais e locais de saúde pública", referiu a organização da iniciativa, num comunicado divulgado na terça-feira.
Na sequência desta informação, a Lusa questionou hoje a assessoria do Portugal Fashion que indicou estar a ultimar o plano de contingência para o evento, devendo o mesmo ser enviado até ao final da semana para a DGS, a quem cabe pronunciar-se.
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