Segundo a Reuters, há uma operação policial em larga escala em andamento perto da estação central de comboios.
A polícia de Munique confirmou em conferência de imprensa que há pelo menos 28 pessoas feridas. Duas das vítimas estão em estado grave, incluindo uma criança.
O atropelamento aconteceu durante uma manifestação do sindicato Verdi, com mais de 1000 pessoas presentes.
A polícia disse no X que conseguiu deter o motorista do Mini Cooper e não considera que este represente qualquer outra ameaça. De acordo com o The Guardian, o responsável pelo atropelamento é um requerente de asilo afegão de 24 anos.
O homem já estava sinalizado pelas autoridades devido ao envolvimento em incidentes relacionados com drogas e roubo.
A polícia suspeita que o ataque foi deliberado e as investigações estão em curso.
De recordar que cerca de 60 chefes de Estado e de Governo reúnem-se a partir de sexta-feira na Conferência de Segurança de Munique, conhecida pela sigla em inglês MSC. Contudo, as autoridades acreditam que não haja qualquer relação com este evento.
A conferência, que decorre até domingo, reúne todos os anos a elite geopolítica mundial na capital da Baviera, no sudeste da Alemanha.
A reunião deste ano realiza-se num contexto particularmente agitado, logo após a posse da administração de Donald Trump nos Estados Unidos e da nova Comissão Europeia.
Decorre ainda numa altura de tensão entre Israel e o Hamas, com a ameaça do fim do cessar-fogo, e no contexto da proposta de Trump de transformar Gaza numa “Riviera do Médio Oriente”, mas sem os palestinianos.
Comentários