Entre regressos e novidades, do desporto, à música, passando pela política ou gastronomia, a Câmara Municipal de Cascais apresentou esta manhã, no The Oitavos Hotel, na Quinta da Marinha, o plano de atividades para 2019 no que toca a eventos de cariz lúdico, cultural, social e desportivo.

O regresso do desfile de motas da Harley Davidson (13 a 16 de junho), sete anos depois, é uma das bandeiras que a vila de Cascais ergue orgulhosamente.

Se na primeira passagem o impacto económico cifrou-se nos 8,5 milhões de euros e trouxe 12 mil motards, para a 28ª edição do European H.O.G. Rally o número deverá crescer para 20 mil homens e mulheres ao volante, anunciou a organização que pela boca de Bev English “elogia a praia, os hotéis e toda a parte social” que rodeia o evento das míticas duas (e três, por vezes) rodas. “Trazer um evento pela segunda vez a Cascais não é fácil. Conquistámos este evento” recordou Manuel Olaio, da Harley Davidson Portugal que deixou uma nota final: “Depois de 7 anos ainda há restaurantes em Cascais com bandeiras da Harley Davidson”.

Na música, a novidade dá pelo nome de ID no Limits (29 e 30 março). “Tal como o nome indica, não há limites e trazemos aquilo que de mais contemporâneo se faz no mundo da música e artes e vamos fazer isso num espaço mais ligado a uma área corporate. Vamos por o centro de congresso a dançar”, assegurou Karla Campos, promotora deste espetáculo que tem também a responsabilidade do cartaz da 16ª edição do EDP Cool Jazz.

Cascais acolhe ainda a 3ª edição do GolfSixes do European Tour, que pela primeira vez realiza-se fora do Reino Unido (as duas primeiras edições decorreram no Centurion Club, em St Albans, Inglaterra), entrando na Europa Continental.

O campo de golfe Oitavos Dunes recebe nos dias 7 e 8 de junho o torneio de dois dias que terá o prémio monetário de 1 milhão de euros e que conta com 16 equipas compostas por dois jogadores em representação dos seus países, opondo 12 equipas masculinas de jogadores do European Tour a 4 equipas com wildcards. “É um evento que cerca o hotel, que envolve os hóspedes, as famílias e as crianças, num torneio diferente dos demais que terá uma competição a eliminar, com playoff caso for necessário e é mais rápido”, referiu Andy Stubbs do European Tour.

Justiça para todos. O mote das Conferências do Estoril

 A Nova SBE acolherá a World Summit Awards, de 11 a 13 de março, evento que reúne 80 países e que entregará 40 prémios de oito categorias. Uma gala que surge depois do City Points Cascais ter recebido o prémio da melhor app do mundo de apoio ao cidadão, em 2017.

E por falar em conferências, 2019 celebra o 6º aniversário das Conferências do Estoril, conferência essa que terá a partir deste ano uma nova morada, com a Nova SBE a substituir o Centro de Congressos do Estoril. A justiça (“Da justiça local à justiça global”) é o tema central.

Mantendo a tradição de trazer três Prémios Nobel - Edmund Phelps (Economia), Svetlana Alexievich (Literatura) e Rigoberta Menchú (Paz) – e de atuais e ex-chefes de Estado (Carlos Mesa, presidente da Bolívia entre 2003 e 2005), contará com a presença de Joana Marques Vidal (procuradora-geral da República), Ahamd Nawaz, ativista para a educação e paz, Harald Jager, o militar que “derrubou o muro de Berlim”, entre outros nomes que serão oportunamente anunciados para um evento que arrasta 900 participantes, 920 jornalistas, 73 nacionalidades e prolonga-se por 158 horas de debates.

créditos: CM Cascais

Ecletismo no desporto e na mesa

No desporto, o ecletismo é a palavra de ordem integrado num plano que contempla a continuidade de competições e regressos, como é o caso do Extreme Sailling Series.

O Estoril Open, em ténis (27 de abril a 5 de maio), terá este ano a particularidade de um português, João Sousa, se apresentar como defensor do título.

Cascais volta a receber a 8 de setembro, uma prova do circuito internacional de ciclismo Granfonfo New York (GFNY) evento aberto a profissionais e amadores que terá a partida e a chegada dos dois percursos (Granfondo de 162 Km e Mediofondo com 82 Km), nos jardins do Casino Estoril.

O GFNY Portugal será́ uma das 18 provas GFNY agendadas para 2019, prova que revê o seu inicio em 2010, na metrópole norte americana. Além de Portugal, a República Dominicana, Perú e Malásia registam, em jeito de estreia, o seu nome.

A gastronomia é outro dos pratos fortes de promoção nacional e internacional do concelho de Cascais. 14 de setembro será a data do chefs on fire. No palato, destaque ainda para a terceira edição do MUST-Fermenting Ideas, o único wine summit a nível mundial a juntar num só evento todos os sectores e tendências do vinho que irá decorrer no Centro de Congressos do Estoril, de 26 a 28 de junho.

Uma organização que Marcelo Rebelo Sousa “ajudou” a criar e uma biblioteca que conta a herança judaica em Portugal

Ainda no âmbito do evento de apresentação dos acontecimentos em Cascais para o presente ano ficou-se a saber que a EPLO (European Public Law Organization), organização internacional dedicada à criação e disseminação de conhecimento na área de Direito Público e governance, promovendo os valores europeus, terá a sua sede em Cascais.

“Há 30 anos, advogados da Europa juntaram-se na Grácia para criar um plataforma de discussão e integração na Europa Comunitária, com outras organizações e países no mundo. Portugal apresentou-se fortemente representado e com destaque para Marcelo Rebelo de Sousa”, recordou o professor Spyridon Flogaits.

Da autoria do arquiteto Mário Sua Kay nascerá igualmente em Cascais um Centro de Estudos Judaicos, na Costa da Guia, numa terra que é caracterizada pela “tolerância”, sublinhou o Rabi Eli Rosenfeld. “Teremos um espaço cultural, uma biblioteca com a história dos judeus em Portugal e um jardim sensorial e inclusivo”, descreveu.