Estas posições constam de um comunicado oficial hoje emitido pelo Governo Português, enviado à agência Lusa, referente à crise política entre o Estado espanhol e o executivo autonómico catalão.
No comunicado, o Governo português sublinha "a importância de um diálogo político responsável entre as relevantes instituições espanholas, no quadro do Estado de Direito democrático, tendo em vista um entendimento comum para encontrar a melhor solução que preserve a unidade de Espanha".
O Governo português afirma também confiar que "as competentes autoridades espanholas saberão assegurar a ordem constitucional de Espanha, bem como os direitos, liberdades e garantias dos seus cidadãos".
"O Governo português acompanha com toda a atenção a situação na Catalunha. Portugal respeita a soberania de Espanha e pauta as suas relações bilaterais à luz dos vínculos históricos de amizade e cultura entre os dois povos, dos laços económicos e da participação no desígnio comum que é a União Europeia", salienta-se ainda no mesmo comunicado.
Comentários