“A situação clínica agravou-se e o senhor ministro foi enviado para Barcelona pelo Presidente” João Lourenço, que se encontra em Lisboa, para participar na Cimeira dos Oceanos, disse fonte oficial da diplomacia angolana.

José Eduardo dos Santos está internado numa clínica em Barcelona e encontra-se em coma depois de ter sofrido uma queda e já depois de ter recuperado de uma infeção de covid-19.

“A situação está a ser acompanhada de perto por Angola ao mais alto nível”, acrescentou a mesma fonte.

O ministro Téte Antonio estava também em Lisboa integrando a delegação angolana à cimeira das Nações Unidas e deverá chegar a Barcelona na manhã de quarta-feira.

Segundo informações recolhidas pela Lusa junto de fontes próximas, o antigo Presidente permanece nos cuidados intensivos, no Centro Médico Teknon, em Barcelona, Espanha, e foi sujeito a um coma induzido.

Ao longo dos últimos meses, tem estado acompanhado por alguns dos seus filhos. O ex-presidente, de 79 anos, tem problemas de saúde há vários anos e tem sido acompanhado em Barcelona desde 2006.

Eduardo dos Santos governou Angola entre 1979 e 2017, tendo sido um dos Presidentes a ocupar por mais tempo o poder no mundo e era regularmente acusado por organizações internacionais de corrupção e nepotismo.

Em 2017, renunciou a recandidatar-se e o atual Presidente, João Lourenço, sucedeu-lhe no cargo, tendo sido eleito também pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que governa no país desde a independência de Portugal, em 1975.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.