O porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros Geng Shuang disse, no entanto, que o Governo de Pequim desconhece aquelas operações.
O jornal Chosun Ilbo avançou esta semana que embarcações detidas por chineses, mas que exibem bandeiras do Panamá, Belize e outros países, são suspeitos de infringir as sanções impostas ao regime de Kim Jong-un.
O Conselho de Segurança da ONU aprovou, em setembro passado, novas sanções visando travar o programa nuclear e de mísseis balísticos norte-coreano.
As autoridades sul-coreanas apreenderam, entretanto, dois dos barcos suspeitos.
"Se a investigação confirmar a existência de infrações das resoluções do Conselho de Segurança, a China lidará seriamente com elas, segundo as leis e os regulamentos", afirmou Geng, em conferência de imprensa.
A China é o principal aliado diplomático e maior parceiro comercial da Coreia do Norte. Os dois países partilham ainda uma fronteira com cerca de 1.400 quilómetros. A Coreia do Norte depende quase inteiramente de Pequim para obter petróleo.
A China tem, no entanto, votado a favor das sanções impostas pela ONU, e que incluem a redução do fornecimento de crude.
No domingo, as autoridades sul-coreanas anunciaram que um barco com a bandeira do Panamá, designado KOTI, foi apreendido no porto de Pyeongtaek por suspeitas de atividades relacionadas com a Coreia do Norte.
O jornal Chosun Ilbo avançou, entretanto, que o barco pertence a uma empresa de Dalian, cidade portuária do nordeste da China.
Um outro barco suspeito de transportar 600 toneladas de produtos petrolíferos refinados, chamado Lighthouse Winmore, e que arvora a bandeira da região especial administrativa chinesa de Hong Kong, foi arrestado em novembro, no porto sul-coreano de Yeosu.
O jornal avança que seis outros barcos que os Estados Unidos acusam de violar as sanções são detidos por entidades chinesas, mas estão registados em outros países.
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