"A Comissão Europeia e o gabinete alemão anti-cartel receberam informações" sobre um eventual cartel entre os construtores alemães Volkswagen, Audi, Porsche, BMW e Daimler, "que estão a ser examinadas pela Comissão", indicou o executivo europeu.
"Nesta altura, é prematuro especular mais", disse um porta-voz de Bruxelas, acrescentando que "a Comissão Europeia e as autoridades nacionais da concorrência cooperam de perto neste tipo de assuntos".
Depois de analisar o caso, o executivo europeu decide se abre ou não um inquérito.
As declarações da Comissão surgem depois de um artigo na revista alemã Der Spiegel segundo o qual os cinco construtores teriam formado um cartel desde os anos de 1990, havendo concertação nomeadamente quanto à redução de emissões poluentes em veículos 'diesel'.
A Comissão Europeia pode aplicar multas pesadas neste tipo de situações. O recorde foi atingido em julho de 2016, com a União Europeia (UE) a aplicar uma multa de 2,93 mil milhões de euros a quatro fabricantes europeus de camiões, acusados de se terem concertado durante 14 anos quanto aos preços de venda.
Comentários