O concerto desta noite em Manchester de tributo às vítimas do atentado e de angariação de fundos de apoio — que revertem para um fundo de emergência criado pela autarquia da cidade e pela Cruz Vermelha britânica — começou com um minuto de silêncio num recinto lotado e num ambiente de grande emoção.

Estima-se que estejam 50 mil pessoas no concerto que decorre no relvado de críquete de Old Trafford, estádio do Manchester United, entre as quais estão  14 000 pessoas que estiveram presentes no Manchester Arena a 22 de maio.

O evento conta com Ariana Grande, Justin Bieber, Coldplay, Katy Perry, Robin Williams, entre outros nomes da música que se quiseram associar e acontece 13 dias depois do atentado em Manchester e menos de 24 horas depois dos ataques de Londres.

O mayor de Manchester, Andy Burnham, subiu também ao palco para expressar o seu apoio aos londrinos: "Recebemos tantas mensagens nos últimos dias, por isso esta noite, Manchester, vamos enviar a nossa para os nossos amigos em Londres que estão a passar pelo mesmo que nós passámos. Sabemos como se estão a sentir, mas estamos convosco e vamos vencer isto juntos."

No espetáculo de hoje já atuaram nomes como Kate Perry, Marcus Mumford - que protagonizou um minuto de silêncio pelas vítimas do atentado -, Take That, Robbie Williams, Pharrell Williams, Niall Horan e Miley Cyrus e foram exibidas mensagens de celebridades como Stevie Wonder, Bono e o futebolista David Beckham.

São esperadas ainda atuações de Usher e Justin Bieber.

Na sexta-feira, Ariana Grande fez uma visita a algumas das pessoas que ficaram feridas no atentado.

No dia 11 a cantora norte-americana atua pela primeira vez em Portugal, com um concerto marcado no Meo Arena, em Lisboa.

O evento pode ser seguido aqui: