De acordo com um comunicado da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, o concurso "visa, entre outros, apoiar as PME na implementação de sistemas de gestão da conciliação e respetiva certificação acreditada, concretizando a medida 'Apoiar a certificação da conciliação' do 3 em Linha - Programa para a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar".

O comunicado adianta ainda que, no âmbito do programa, "o Governo criou o projeto Pacto para a Conciliação, que mobiliza organizações públicas e privadas para a implementação" de sistemas de gestão neste âmbito.

O pacto enquadra uma norma que "define os requisitos necessários a uma organização que pretenda implementar, manter e gerir um sistema de gestão da conciliação, visando elevar níveis de bem-estar, qualidade de vida e satisfação geral em matéria de conciliação".

"Baseia-se, assim, no ciclo de melhoria contínua (Plan, Do, Check, Act) [Planear, fazer, verificar, agir, em português], que inter-relaciona atividades de caráter estratégico e atividades de caráter operacional", pode ler-se no comunicado.

De acordo com a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, citada no comunicado, "este apoio reflete o reconhecimento de que a igualdade e a conciliação não se fazem por mera adaptação, mas exigem a construção de novos modelos organizacionais".

"Esta é uma verdadeira mudança de paradigma que sabemos ser condição de realização de uma sociedade em que mulheres e homens podem fazer escolhas livres em todas as esferas da sua vida, e em que promovemos o bem-estar, a produtividade e a sustentabilidade demográfica", acrescentou.

As empresas interessadas em candidatar-se ao programa de conciliação podem fazê-lo através de formulário eletrónico no 'site' do Balcão 2020, até ao dia 31 de maio de 2019.