O projeto está a ser desenvolvido pela empresa multinacional de recursos humanos Randstad, com o apoio do município de Elvas, no distrito de Portalegre, tendo ambas as entidades celebrado hoje um protocolo de colaboração.

“Da análise que fizemos à disponibilidade de competências específicas nesta língua (castelhano), encontrámos em Elvas um local natural, onde podemos acomodar essas necessidades. E sendo uma cidade de fronteira, a fluência na língua espanhola é relativamente fácil de encontrar”, explicou à agência Lusa o diretor executivo da Randstad, José Miguel Leonardo.

O responsável, que falava à margem da apresentação do projeto, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, adiantou que o ´contact center` vai arrancar com uma fase de formação em agosto, começando a operar, “em velocidade de cruzeiro”, a partir de outubro.

O projeto conta também com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), sendo que a Randstad disponibiliza formação de aperfeiçoamento do espanhol aos candidatos que tiverem conhecimentos básicos no idioma e pretendam integrar o projeto.

O ´contact center` vai ficar instalado na Zona Industrial de Elvas, com uma primeira fase de formação para 30 pessoas, estando prevista a criação de cerca de 100 postos de trabalho diretos até ao final do primeiro semestre de 2018.

“Este projeto visa a criação de 100 postos de trabalho, dependendo da tipologia de horários, uma vez que permitirá, não apenas o trabalho em horário normal, a possibilidade de colaboração em ´part-time`. Esses 100 postos de trabalho podem representar mais do que 100 pessoas envolvidas no projeto”, disse.

Em declarações à Lusa, o presidente do município de Elvas, Nuno Mocinha, mostrou-se “bastante satisfeito” com a “oportunidade” de trabalho que vai surgir no concelho, considerando que se trata de um “grande investimento” na formação de jovens.

“É mais uma oportunidade para os nossos jovens terem o seu posto de trabalho, desenvolverem competências em termos da língua espanhola. Estou convencido que será um investimento que terá repercussão no futuro, dado que é intenção colocar em Elvas um centro de competências para o mercado espanhol”, disse.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.