Este lançamento, que ocorre quando Coreia do Sul e Estados Unidos intensificam a cooperação de defesa perante as crescentes tensões entre as duas Coreias, também foi relatado pela Guarda Costeira japonesa, de acordo com a agência de notícias japonesa Kyodo.

Na semana passada, a Coreia do Norte revelou que testou com sucesso um novo míssil balístico intercontinental de combustível sólido, sob a supervisão do seu líder, Kim Jong-un, teste que foi condenado pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.

Na altura e de acordo com a agência de notícias KCNA, o Hwasong-18, o novo projétil de combustível sólido, já testado em abril, percorreu 1.001 km, atingindo uma altitude máxima de 6.648 km, antes de cair no Mar do Japão.

O tempo de voo, de cerca de 70 minutos, é semelhante ao de outros disparos de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) praticados pela Coreia do Norte, ressaltaram especialistas.

Destaca-se que este novo lançamento, acontece enquanto Seul e Washington incrementam a sua cooperação em defesa diante das tensões crescentes entre as duas Coreias.