Fonte oficial do executivo português disse à agência Lusa que a presença de Mariano Rajoy neste evento surge na sequência de um convite formulado por António Costa.

Após a cerimónia de inauguração, ainda de acordo com a mesma fonte, os primeiros-ministros de Portugal e Espanha terão um jantar privado.

Na terça-feira, em Lisboa, na sessão de abertura da III Cimeira do Turismo Português, António Costa anunciou que o seu Governo decidiu fixar no Porto a coleção de quadros de Miró - um coleção que passou para a posse do Estado depois da nacionalização do Banco Português de Negócios (BPN).

António Costa justificou esta decisão do Governo como uma forma de contribuir para que o Porto tenha "um novo polo de atratividade cultural e turística que ajude a cidade a consolidar e a reforçar uma tendência que se tem vindo a verificar ao longo dos últimos anos".

Na sexta-feira, os primeiros-ministros de Portugal e de Espanha inauguram em Serralves a exposição "Joan Miró: Materialidade e metamorfose", que integra 84 obras daquele artista.