• DGS admite estar a analisar encurtamento do período de isolamento para 10 dias: A diretora-geral da Saúde revelou que a Direção-Geral da Saúde está a analisar a possibilidade de vir a reduzir o período de quarentena face ao que tem vindo a ser decidido e demonstrado além fronteiras. ""Os 10 dias [de isolamento] são mais ou menos consensuais para as pessoas que foram positivas. Nesse periodo, é mais fácil seguirmos o percurso de alguém que testou positivo, do que o de uma pessoa que apenas é contacto com um positivo, que pode estar assintomática e que pode dar positivo ou negativo. Mesmo os franceses encurtaram esse periodo para sete dias em relação aos doentes. Já nos contactos dos doentes, testam ao sétimo dia, mas, se for negativo, só libertam a pessoa do isolamento ao 10.º dia", explicou Graça Freitas que sublinhou que, no entanto, está é um decisão tão benéfica quanto complexa.
  • Fátima: Sobre a possibilidade de estarem mais de 50 mil pessoas no Santuário em 13 de outubro, Graça Freitas respondeu que a Direção-Geral da Saúde (DGS) “não sabe de onde surgiu o número 55 mil”. “Não nos chegou nenhum pedido de parecer, nenhum plano de contingência, nenhuma planta do Santuário, e portanto não nos parece expectável que, estando nós em situação de contingência, com uma epidemia a subir, e apesar de (nem) a DGS ou qualquer outra autoridade de saúde ter sido consultada sobre o assunto, não nos parece expectável 55 mil pessoas no santuário”, disse Graça Freitas.
  • Sporting-Gil Vicente em análise: "Os meus colegas do Gil Vicente e do Sporting estão a fazer tudo para ver se há condições para que o jogo se realize. Se acontecer, será sempre um adiamento do jogo e nunca a paragem da I Liga. Os restantes jogos realizar-se-ão. É um tema complexo, dado o número elevado de infeções nas duas equipas", afirmou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.
  • 67 jovens belgas infetados em Portugal: Graça Freitas explicou que o assunto está a ser investigado, mas disse que os organizadores da viagem já admitiram que os jovens não cumpriram as regras de segurança que lhes foram “insistentemente” explicadas por esses organizadores da viagem e pelas autoridades portuguesas.
  • Há 290 surtos ativos no país: Depois de um primeiro ponto de situação sobre a situação epidemiológica, a ministra da Saúde começou a conferência de imprensa por revelar que há neste momento 290 surtos ativos de Covid-19 no país :146 no Norte, 20 no Centro, 95 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 11 no Alentejo e 17 nos Açores.
  • Taxa de incidência: Marta Temido revelou que a taxa de incidência por 100 mil habitantes dos últimos sete dias é agora de 39,7 casos. O mesmo indicador, relativo aos últimos 14 dias é de 68 novos casos por 100 mil habitantes.
  • Capacidade de testagem: A ministra da Saúde disse hoje que está a haver um aumento da capacidade de testagem da covid-19 e que o objetivo é disponibilizar 21.700 testes diários apenas no SNS.
  • Os números de hoje: Portugal contabiliza hoje mais três mortos relacionados com a covid-19 e 605 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já registou 1.878 mortes e 65.626 casos de infeção.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.