Entre os equipamentos municipais que serão encerrados estão as piscinas municipais, pavilhões desportivos, biblioteca municipal, auditório e centro cultural de Rio Tinto, bem como as casas da juventude, a Casa Branca de Gramido e o Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal.
A Câmara de Gondomar indica que estas medidas entram em vigor na quarta-feira e até ao dia 03 de abril.
“Apela-se à compreensão de todos. O momento é de prevenir”, lê-se na mesma nota.
A autarquia liderada pelo socialista Marco Martins também avança que “a realização de férias escolares de Páscoa será reavaliada até ao dia 23”.
Paralelamente, a Câmara de Gondomar decidiu cancelar todos os eventos e iniciativas abertas ou contendo públicos externos, bem como todas as visitas de estudo, passeios, deslocações culturais e desportivas, promovidas pelo município ou com recursos municipais, designadamente autocarros.
“O Balcão Único manter-se-á em funcionamento, assim como os canais de atendimento telefónico e eletrónicos. Apela-se, no entanto, a que apenas existam deslocações ao Balcão Único para situações urgentes e que não possam ser tratadas por outro meio”, continua a informação camarária.
A Câmara de Gondomar salienta, por fim, que, no que se refere às escolas, fará o acompanhamento do que vier a ser decidido pela Direção-Geral de Saúde (DGS) e pelo Ministério da Educação.
A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.000 mortos.
Portugal regista 41 casos confirmados de infeção, segundo a DGS.
A DGS comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 375 casos suspeitos desde o início da epidemia, 83 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.
Face ao aumento de casos, o Governo ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte, até agora a mais afetada.
Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo no Norte do País, assim como ginásios, bibliotecas, piscinas e cinemas.
Os residentes nos concelhos de Felgueiras e Lousada, no distrito do Porto, foram aconselhados a evitar deslocações desnecessárias.
Comentários