"Hoje há sete novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar 714 casos confirmados de covid-19", refere em comunicado, esclarecendo que os novos infetados estão associados, "na sua maioria", a contactos de casos positivos anteriormente identificados.

A Direção Regional de Saúde indica que, entre os novos casos, conta-se um docente e duas crianças, com idades entre os 11 e os 15 anos, que frequentam dois estabelecimentos de ensino no concelho do Funchal e um no concelho de Santa Cruz, cujos planos de contingência foram ativados.

Outro dos casos diz respeito a um profissional das forças de segurança.

Hoje há também mais sete recuperações a assinalar, pelo que região passa a contabilizar 536 casos recuperados de covid-19, sendo que até à data foram registados dois óbitos.

"São 169 os casos ativos, dos quais 47 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 122 são casos de transmissão local", refere a Direção Regional de Saúde.

Em relação ao isolamento dos casos ativos, 27 pessoas encontram-se numa unidade hoteleira dedicada, 140 em alojamento próprio e duas estão internadas na unidade polivalente do Hospital Central do Funchal, uma delas nos cuidados intensivos.

"Relativamente à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 1.355 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo", adianta o comunicado, referindo que 6.263 viajantes estão também a ser acompanhados com recurso à aplicação ‘MadeiraSafe'.

A Madeira registou hoje mais 100 casos suspeitos - três no âmbito da operação de rastreio do aeroporto da Madeira e 97 relacionadas com contactos com casos positivos, entre os quais estão três profissionais do serviço de saúde da região.

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, em vigor desde 01 de julho, há a reportar um total cumulativo de 109.237 colheitas para teste ao novo coronavírus realizadas até às 18:30 de hoje.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.