De acordo com o comunicado diário da Autoridade de Saúde dos Açores, na sequência das “1.314 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas, foram diagnosticados três casos positivos de covid-19 na ilha de São Miguel” e “registados dois casos recuperados”.

Sobre os casos diagnosticados, a entidade diz que se tratam de dois homens, com 32 e 39 anos de idade, e uma mulher, com 21 anos.

Os dois homens diagnosticados “são contactos próximos dos casos positivos recentemente registados e elementos integrantes de uma cadeia de transmissão local em investigação no concelho de Ponta Delgada”, adianta a entidade.

Quanto ao terceiro caso diagnosticado nas últimas 24 horas, trata-se de uma mulher que “desembarcou na região proveniente de ligação aérea com o território continental, apresentando teste de despiste negativo realizado previamente ao embarque”, mas “tendo obtido resultado positivo para o vírus SARS-CoV-2 em análise após o sexto dia de permanência” no arquipélago, acrescenta a entidade.

A Autoridade de Saúde açoriana diz ainda que estes doentes “apresentam situação clínica estável” e “foram já diligenciados, pelas delegações de saúde concelhias, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos”.

Nas últimas 24 horas há ainda a registar nos Açores “dois casos recuperados”, dois homens de 38 e 54 anos, “elevando para 140 o número de casos de covid-19 recuperados na região”, informa ainda a Autoridade de Saúde dos Açores.

Até ao momento, foram detetados na região 192 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, "verificando-se, atualmente, 27 casos positivos ativos, todos eles na ilha de São Miguel", informa o comunicado.

Desde o início da pandemia, já foram registadas na região 16 mortes por infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

A Autoridade de Saúde Regional reitera que “as medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social”.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 736 mil mortos e infetou mais de 20,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.