O primeiro centro de vacinação de Matosinhos, no distrito do Porto, está instalado na Área Dedicada ao Doente Respiratório (ADR) Comunidade e o segundo está noutro pavilhão desativado “mais sul”, agora adaptado, disse hoje a presidente desta autarquia na reunião pública do executivo municipal, via Zoom.

Neste dois espaços, a câmara já investiu cerca de 140 mil euros, sublinhou.

Nestas novas instalações, a autarquia vai criar uma zona de automóveis toda coberta para as pessoas não aguardarem à chuva, uma nova zona de recobro e casas de banho, dado só ter uma, explicou.

Luísa Salgueiro afirmou ainda que o espaço está preparado para receber um centro de vacinação `drive-in´ (vacinação dentro do carro), sistema que será adotado quando a vacinação não implicar um período de recobro de 30 minutos.

“Não é possível que sejam vacinadas e fiquem a aguardar 30 minutos dentro do carro, os enfermeiros não podem estar em cada uma das viaturas”, explicou.

A parte logística dos centros são assegurados pela autarquia e os recursos humanos pela Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), realçou.

A socialista contou ainda que, desde hoje, que funcionários municipais em teletrabalho e de serviços encerrados estão a trabalhar no novo centro com a função de orientar, ajudar e acompanhar as pessoas.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.