Em comunicado, a farmacêutica explica que este ensaio clínico envolve um total planeado de 6.750 crianças nos Estados Unidos e no Canadá.

A vacina da Moderna contra a covid-19 já está a ser administrada em vários países, incluindo Portugal, mas apenas a adultos. ​​

O novo ensaio clínico, em que já começaram a ser administradas as primeiras doses, vai permitir estudar “a segurança, tolerância, reatogenicidade [produção de efeitos indesejáveis] e a eficácia” da vacina.

Numa primeira fase, serão estudadas duas dosagens diferentes para crianças entre os dois e 11 anos, e três para bebés dos seis meses aos dois anos de idade, incluindo uma dosagem ainda mais baixa.

Depois de determinada a mais adequada, um outro grupo de crianças receberá um placebo, cujos resultados serão comparados com os dos grupos vacinados.

Após receberem a segunda dose, as crianças serão acompanhadas durante 12 meses.

Além deste ensaio clínico, a vacina contra a covid-19 da Moderna já está, desde dezembro, a ser testada em adolescentes dos 12 aos 18 anos, num ensaio que envolve cerca de três mil participantes.

A vacina da Moderna, que utiliza uma tecnologia recente designada RNA mensageiro, está atualmente autorizada para pessoas com 18 ou mais anos de idade na América do Norte, na União Europeia e em alguns outros países, incluindo Israel e Singapura.