A criança, de dois anos, esteve desaparecida mais de 35 horas. O menino desapareceu de casa, em Proença-a-Velha, entre as 05:00 e as 08:00 de quarta-feira.

"Foi encontrado com vida, num desaparecimento que deverá ser considerado espontâneo", adiantou José Monteiro, coordenador da Polícia Judiciária da Guarda, à agência Lusa.

Segundo José Monteiro, o menino "estará fragilizado" e "vai ser assistido hospitalarmente". A criança foi encontrada cerca das 20:00, "num raio muito próximo da casa onde morava" e "numa zona que estava a ser alvo das buscas", disse o responsável.

Adicionalmente, o capitão Jorge Massano, da GNR de Castelo Branco, indicou aos jornalistas que o menino foi encontrado num "setor de busca que foi alargado" durante a tarde de hoje, a quatro quilómetros de casa em linha reta, ainda na zona de Proença-a-Velha, mas muito próximo da povoação de Medelim.

Cerca de centena e meia de elementos participaram durante a tarde nas buscas, cujo perímetro de ação aumentou dos cinco para os 20 quilómetros, permitindo que a criança fosse encontrada.

Nas operações participaram militares da GNR, bombeiros, proteção civil municipal, sapadores florestais e voluntários, com apoio de equipas cinotécnicas, drones e mergulhadores, que estavam a vistoriar poços e linhas de água. Dezenas de voluntários, muitos deles estrangeiros, também participaram nas buscas.

De acordo com o Expresso, a PJ inclinou-se desde o início para a tese de "desaparecimento acidental".

Na manhã do desaparecimento, o pai de Noah saiu cedo de casa para trabalhar na agricultura. A criança terá ficado a dormir com a mãe, mas entre as 5h00 da madrugada e as 8h00 terá saído de casa sozinha para ir ter com o progenitor — algo que era habitual, fazendo-se acompanhar pela cadela da família.

Esta quinta-feira estava em curso um esforço adicional de meios na área onde foi encontrado. Nesse perímetro, onde decorriam as buscas, já tinham sido encontradas, ao final da tarde de quarta-feira, a cadela que estaria com o menino, bem como uma peça de roupa que a mãe já tinha confirmado ser de Noah. Hoje, da parte da manhã, um grupo de voluntários também tinha encontrado uns calções, uma galocha e uma fralda.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.