Segundo a resolução hoje publicada, após aprovação em Conselho de Ministros no dia 29 de junho, o custo total dos projetos de expansão da rede do Metro do Porto passou dos 407 milhões de euros previstos em 2020 para os 511 milhões.
A subida hoje consumada segue-se ao reconhecimento, pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, em 06 de março, que o custo das obras nas linhas Rosa e Amarela do Metro do Porto aumentou 29% e 30% respetivamente, cerca de 84 milhões de euros no total, segundo cálculos da Lusa.
Assim, ao ‘bolo’ total de 407 milhões de euros aprovados em 2020, que incluem expropriações, projectos, fiscalização, equipamento e sistemas de apoio à exploração, juntaram-se 84 milhões referentes à empreitada, perfazendo cerca de 491 milhões de euros.
Porém, com a resolução hoje conhecida, o Governo aprovou a despesas suplementares que rondam os 20 milhões de euros para os projetos, chegando aos 511 milhões de euros no novo ‘bolo’ total desta fase de expansão do Metro do Porto.
“A situação excecional nas cadeias de abastecimento e as circunstâncias resultantes da pandemia de covid-19, da crise global na energia e dos efeitos resultantes da guerra na Ucrânia provocaram aumentos abruptos dos preços das matérias-primas, dos materiais e da mão de obra, com especial relevo no setor da construção, o que tem gerado graves impactos na economia, gerando o crescimento súbito e imprevisível de preços”, argumenta o Governo.
Dos 511 milhões aprovados, 103,3 milhões serão provenientes do Orçamento do Estado, pode ainda ler-se na resolução do Conselho de Ministros assinada pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
A expansão da Linha Amarela do Metro do Porto compreende uma empreitada entre Santo Ovídio e Vila d’Este, incluindo as estações de Manuel Leão e Hospital Santos Silva, bem como túneis, um viaduto e um Parque de Material e Oficinas (PMO).
Já a Linha Rosa terá um percurso totalmente subterrâneo entre São Bento e Casa da Música, incluindo as estações intermédias de Hospital Santo António e Galiza, bem como um ramal de ligação ao tronco comum.
As obras da Linha Amarela estão previstas para final de 2023 e as da Linha Rosa para final de 2024.
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