
De acordo com a adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) Patrícia Gaspar, desde as 00:00 de hoje registou-se um total de 107 ocorrências, pelo que se verifica “uma tarde que está a ser bastante trabalhosa para todos os operacionais envolvidos nestas ocorrências de incêndios florestais”.
Num ‘briefing’ na sede da ANPC, em Oeiras, distrito de Lisboa, Patrícia Gaspar disse que pelas 19:00 de hoje estavam ativos 12 incêndios, dos quais cinco merecem maior preocupação, nomeadamente os fogos que lavram nos concelhos da Sertã e de Oleiros (ambos no distrito de Castelo Branco), da Guarda e de Celorico da Beira (ambos no distrito da Guarda), e de Lamego (Viseu).
Das cinco principais ocorrências, os dois fogos que lavram no distrito de Castelo Branco são os que “inspiram maior preocupação”, avançou a responsável da Proteção Civil, referindo que o incêndio na Sertã está a ameaçar as aldeias de Sorvel, Entre-a-Serra, Vale Lameiro e Barreiros.
Para ajudar no combate ao fogo na Sertã, a ANPC solicitou a Espanha, ao abrigo do acordo bilateral, um avião Canadair, que se vai juntar aos helicópteros da Suíça que estão a operar.
Comentários