Segundo a agência de notícias Efe, de acordo com os Mossos de Esquadra foram evacuados dois comboios, nas vias 3 e 4 da estação de Barcelona e estavam ao inicio da manhã a ser feitos testes nas vias das ligações AVE [alta velocidade] seguindo os “protocolos de segurança”.

As forças de segurança catalães pediram ainda aos cidadãos para seguirem "as fontes oficiais" e para não divulgarem "rumores ou informações não verificadas".

Por seu turno, a Renfe, responsável pelas ligações ferroviárias, divulgou no Twitter uma declaração em que afirma que, "a pedido dos Mossos de Esquadra, a partir de 08:21 [07:21 em Lisboa] foi interrompida a circulação de comboios de alta velocidade, uma vez que passa pela estação de Barcelona Sants".

A circulação já foi "totalmente retomada", revelou a empresa na mesma rede social.

Um porta-voz dos Mossos de Esquadra adiantou à agência de notícias Efe que os dois comboios foram revistados, mas não deu mais pormenores sobre o assunto.

A mesma fonte disse que os agentes seguiram o protocolo de segurança e ordenaram a evacuação da estação enquanto se realizavam as verificações.

Também a estação de Atocha, em Madrid, foi evacuada e suspendeu a circulação de comboios por volta das 09h00. No Twitter, Polícia Nacional já informou que se tratou de um falso alarme sem adiantar mais informações.

Não se sabe, até ao momento, se os eventos estão relacionados.