Segundo revelou à agência Lusa o Comando sub-regional da Península de Setúbal da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), os dois grupos de bombeiros já estão a caminho da península de Setúbal para ajudarem no combate ao incêndio que continua ativo, com duas frentes, nos concelhos do Seixal e de Sesimbra.
Segundo a mesma fonte, a Estrada Nacional (EN) 377, onde, cerca das 19:30, a circulação automóvel já era difícil devido ao fumo intenso, foi, entretanto, cortada ao trânsito.
O incêndio que teve início ao princípio da tarde numa zona de mato na Amora, no Seixal, progrediu depois, devido ao vento forte que continua a fazer-se sentir na região, para a Herdade da Apostiça, uma zona florestal do concelho de Sesimbra.
Segundo o Comando sub-regional da Península de Setúbal da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, não há registo de vítimas nem de danos em habitações. Até ao momento terão ardido apenas cinco viaturas que se encontravam no interior de um terreno privado.
Ao final da tarde, o comandante da sub-região da Proteção Civil da Península de Setúbal, Sérgio Moura, anunciou que já tinham sido colocados vários meios para fazer face a qualquer eventualidade junto do paiol da NATO e num posto de abastecimento de combustíveis da Estrada Nacional (EN) 378, entre Seixal e Sesimbra, no distrito de Setúbal.
Numa nota hoje publicada na rede social Facebook, a Câmara Municipal de Sesimbra indicou que o presidente, Francisco Jesus, está a acompanhar o incêndio e mantém contacto permanente com o comando da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com os Bombeiros Voluntários de Sesimbra e com a equipa municipal de Proteção Civil que está no local.
“A Câmara Municipal apela à calma e serenidade da população e pede que se evitem as estradas nacionais 377 (Marco do Grilo-Lagoa de Albufeira) e 378 (Fernão Ferro – Sesimbra) devido ao fumo que se faz sentir, e também para que estes corredores se mantenham abertos para forças de segurança e bombeiros”, lê-se na nota.
Também o município do Seixal tinha indicado no Facebook estar a acompanhar através da atuação dos bombeiros e da Proteção Civil concelhia, estando os presidentes do executivo e da Junta de Freguesia da Amora presentes no local.
O alerta para o incêndio – que deflagrou hoje, segundo o comando sub-regional, na localidade de Verdizela, numa zona de mato na freguesia da Amora - foi dado às 12:52.
De acordo com a página ANEPC, às 22:50 estavam no combate às chamas 483 operacionais, apoiados por 164 veículos.
Nas operações de combate ao fogo estão envolvidas diversas forças de socorro e segurança, além da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e do Comando Sub-regional da Península de Setúbal: corpos de bombeiros, GNR, Força Especial de Proteção Civil, PSP, Cruz Vermelha, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, Forças Armadas e os municípios do Seixal e Sesimbra.
Comentários