O presidente americano, Donald Trump, evocou neste sábado, através da rede social Twitter, um "grande progresso" nas negociações comerciais com a China.

Trump disse ter uma "longa e muito boa" conversa por telefone com Xi Jinping e admitiu que as negociações estão a correr de forma positiva, frisando que, se o acordo for concretizado, irá abordar várias questões e "pontos de disputa".

Recorde-se que os dois países estabeleceram uma trégua comercial que adiou por 90 dias o aumento das taxas alfandegárias norte-americanas impostas sobre importações chinesas, depois de Donald Trump e Xi Jinping terem chegado a acordo durante um jantar, no final da cimeira do G20, num momento em que os Estados Unidos registam recordes negativos no défice comercial e a China uma desaceleração da economia.

Desde então, as conversações entre os dois países têm ocorrido e a China baixou as taxas alfandegárias sobre veículos importados dos EUA e recomeçou a comprar soja do país. Trump suspendeu o aumento, de 10% para 25%, nas taxas alfandegárias sobre 200.000 milhões de dólares (175.000 milhões de euros) de bens chineses.

(Com agência AFP)