O Benfica, que empatou na receção ao Boavista, 3-3, fecha a 17.ª jornada com 42 pontos e é 'campeão de inverno', mas vê o FC Porto encurtar distâncias para quatro pontos, já que passa a ter 38 após o jogo de hoje no Dragão.

Um golo do espanhol Oliver Torres, aos 30 minutos, adiantou a formação que veste de azul e branco, atingindo-se o intervalo já com 2-0, após o tento de André Silva, aos 42. Na segunda parte, o espanhol Ivan Marcano, aos 62.

Não foi só ao Benfica que o 'dragão' ganhou pontos - também ao Sporting, que em Chaves consentiu um empate mesmo nos últimos minutos do jogo (2-2).

Com 34 pontos, o Sporting começa já a 'descolar' do segundo lugar e sente a pressão do Sporting de Braga, que tem 33 pontos e joga na segunda-feira, contra o Tondela.

Mesmo o Vitória de Guimarães, quinto com 31 pontos, após um 'nulo' em Santa Maria da Feira, não está afastado na corrida ao terceiro lugar, tanto mais que na próxima ronda defronta o histórico rival minhoto.

O sexto lugar é agora do Marítimo, depois de o Rio Ave perder o seu jogo no Restelo. Os maritimistas chegam aos 26 pontos, após o 3-1 ao Paços de Ferreira, e ficam com mais dois do que Chaves e vila-condenses.

O Rio Ave, batido por 1-0 (golo de Gonçalo Silva, aos 72), soma agora terceira derrota seguida e está em fase menos boa no campeonato, em que já andou na 'luta' pelo quarto lugar.

Quanto ao Belenenses, mantém-se em 12.º, mas agora com 20 pontos, já oito pontos acima da linha de descida.

Boa jornada também para outro histórico, o Marítimo, que entrou forte na partida e aos oito minutos já vencia por 2-0, com golos de Dyego Sousa (05) e Raul Silva (08). Os pacenses ainda responderam na primeira parte com um tento de Welthon, mas Dyego Sousa acabou por 'bisar' na partida aos 68, na conversão de uma grande penalidade.

O sexto lugar poderá ainda valer esta época a qualificação para a Liga Europa, nomeadamente se os vencedores da Taça forem Benfica ou Sporting.

Abaixo da 'linha de despromoção', no campeonato, continuam Nacional (12) e Tondela (10), com Moreirense (14) e Feirense e Estoril (15) muito perto.