As autoridades anunciaram por email que "El Chapo" já está na prisão ADX Florence, situada na cidade com o mesmo nome no Colorado.

O narcotraficante de 62 anos foi esta quarta-feira condenado a prisão perpétua nos Estados Unidos por crimes relacionados com tráfico de droga, por um juiz federal de Nova Iorque, num processo judicial que começou em 2016 com a sua detenção no México.

A prisão ADX Florence, conhecida como a "Alcatraz das Montanhas Rochosas", é considerada a prisão mais segura dos Estados Unidos.

Construída em 1994 no coração de um deserto montanhoso, a prisão é rodeada por torres de vigilância e homens fortemente armados, o que torna praticamente impossível a fuga, mesmo para "El Chapo", que escapou de prisões de segurança máxima no México em duas ocasiões.

Não há registos de fugas da prisão de Florence.

Os detidos mais perigosos ficam fechados 22 horas e meia numa cela de cimento e aço de 2,1 por 3,6 metros, da qual só podem sair com pés e mãos algemados.

"El Chapo" foi condenado por tráfico e tentativa de tráfico de 1.213 toneladas de drogas para os Estados Unidos durante quase 25 anos, incluindo cocaína, heroína, marijuana e metanfetaminas.

Preso pela primeira vez na Guatemala, em 1993, e após ser condenado a 21 anos de prisão, Guzmán escapou em 2001 de uma penitenciária de alta segurança de Puente Grande (estado de Jalisco).

Após 13 anos em fuga, foi capturado em 2014, mas escapou um ano mais tarde de uma prisão de máxima segurança de Altiplano, perto da Cidade do México, através de um túnel com 1,5 quilómetros.

Em janeiro de 2016, e após várias tentativas, o Presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, anunciou finalmente a captura de “El Chapo”.

Um ano mais tarde, o suspeito foi extraditado para os Estados Unidos.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.