Com sede em França, a Natixis está presente em 38 países, incluindo Portugal, e agora tem o objetivo de recrutar mais 150 pessoas - a empresa conta atualmente com 500 trabalhadores em território português - até 2019.

A empresa está em Paris à procura de engenheiros informáticos portugueses que queiram regressar e estabelecer-se no Porto.

"A nossa vinda a Paris está focada na oportunidade que hoje Portugal oferece, com uma nova dinâmica de mercado, e, ao mesmo tempo, no enriquecimento da equipa que já temos. Alguém que já tem uma experiência internacional traz sempre uma mais valia devido à multiculturalidade", afirmou Telmo Fernandes, diretor de recursos humanos da Natixis Portugal, à Lusa.

O domínio do francês assim como a experiência prévia com software bancário são importantes, mas não essenciais. Segundo a empresa, há ofertas para todo o tipo de perfis, desde início de carreira até posições com mais experiência.

Quanto à escolha de Paris para esta ação, Telmo Fernandes justifica que França foi um dos países que recebeu o maior número de emigrantes portugueses entre 2011 e 2015 e que estudos recentes mostram que cerca de 50% dos emigrantes gostariam de regressar.

"Às vezes, mais do que falta de emprego, faltavam projetos desafiantes que fizessem crescer em termos profissionais. Há também uma percentagem próxima dos 50% que pretendem regressar a Portugal nos próximos dois anos", disse Telmo Fernandes.

O Open Day desta empresa vai contar com testemunhos de trabalhadores que já estão no Porto e com a apresentação de alguns dos projetos que a Natixis está a levar a cabo em Portugal.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.