Segundo a Reuters, o grupo Estado Islâmico (EI) assumiu a responsabilidade por um ataque com faca no oeste da Alemanha.
Uma fonte de segurança anónima disse à agência Amaq, a agência de propaganda do EI, que "o autor do ataque de ontem (sexta-feira) contra uma concentração de cristãos na cidade de Solingen, na Alemanha, é um combatente do Estado Islâmico".
Segundo o conciso comunicado divulgado nos seus canais da plataforma digital Telegram, o informador disse que o autor, que não identificou, levou a cabo o ataque "como vingança pelos muçulmanos na Palestina e noutros locais", sem fornecer mais pormenores.
O esfaqueamento ocorreu cerca das 21:45 locais (menos uma hora em Lisboa), no centro histórico de Solingen e perto de um dos palcos onde decorria um concerto do Festival da Diversidade.
Depois de esfaquear várias pessoas ao acaso, o agressor conseguiu fugir entre o caos que se instalou e, de acordo com a polícia, o seu paradeiro ou identidade permanecem um mistério.
As autoridades tornaram públicas as idades das três vítimas mortais, dois homens de 56 e 67 anos e uma mulher de 56, e a evolução dos feridos, dos quais quatro estão em estado crítico, dois em estado grave e dois em estado ligeiro.
Esta manhã, a polícia deteve um jovem de 15 anos, suspeito de ter conhecimento prévio do ataque e de não ter agido para o evitar, mas os investigadores acreditam que não se trata do agressor, que ainda está em fuga e que terá agido sozinho.
Comentários