“São muitas as ofertas dirigidas ao papa Francisco que têm chegado ao Santuário de Fátima”, informa o ‘site’ www.papa2017.fatima.pt, adiantando que as primeiras “chegaram já há algumas semanas”.

Um dos presentes que “chegou nas últimas semanas foi entregue pessoalmente por um grupo de peregrinos a pé da paróquia de São João da Malveira”, refere a mesma fonte, esclarecendo tratar-se “de um chapéu e um lenço, acompanhados por uma carta pessoal dirigida a Francisco”.

“Por mão própria chegou, também, um estandarte de Arraiolos, oferecido pela paróquia do Imaculado Coração de Maria”, sendo que o conjunto de lençóis de linho que vai ser entregue ao papa foi oferecido por uma fábrica da região.

Segundo a página oficial, entre os cerca de 20 presentes estão, igualmente, “artigos religiosos, como crucifixos, terços e presépios, mas também outros objetos, como quadros, livros, toalhas, ou artigos de decoração alusivos à visita papal ou à figuração do santuário e dos pastorinhos”.

“Chegam pelo correio ou são entregues pessoalmente na reitoria do santuário e vêm sempre carregados de um enorme valor sentimental”, lê-se na página, referindo que muitas das pessoas que contactam o templo “têm a expectativa e a esperança de poder entregar diretamente ao papa os seus presentes”.

Contudo, “dada essa impossibilidade, a reitoria compromete-se a fazê-los chegar à Casa Pontifícia, no Vaticano”, acrescenta o ‘site’, explicando que “os serviços do santuário emitem uma declaração que atesta o recebimento destas ofertas da parte dos fiéis”.

Nos próximos dias, com a aproximação da data da visita, ainda deverão chegar outras ofertas, dado que o “santuário continua a receber contactos de crentes que querem fazer dádivas pessoais ao papa”.

“Além das ofertas pessoais que chegam ao Santuário de Fátima com o papa Francisco como destinatário, têm chegado também algumas cartas” para lhe serem entregues, acrescenta.

Francisco é o quarto papa a visitar Fátima, na próxima sexta-feira e sábado, para canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta, no centenário das “aparições”, em 1917.

O papa tem encontros previstos com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, logo à chegada, e com o primeiro-ministro, António Costa, no dia 13.

Os anteriores papas que estiveram em Fátima foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.