A 13 de março foi lançada, em Lisboa, a campanha "Estandartes de Fátima" que visa assinalar o Centenário das Aparições e a visita do Papa Francisco. O objetivo é originar uma “onda clara e brilhante de palavras celestes que ressoem na consciência das pessoas”, conta Assunção Sá da Bandeira, criadora do conceito.

Até ao momento, estão em distribuição 120 mil estandartes, com o objetivo de chegar, nesta primeira fase, aos 250 mil e, até outubro, espera-se que este número duplique.

O estandarte é comercializado em quatro versões, sendo a única diferença a palavra presente no mesmo: Adoração, “de um Deus com uma força enorme”; Conversão, “para que as pessoas pensem que há um Deus e que temos de nos virar para Ele”; Oração, “um poder”; e Penitência, “não no sentido de as pessoas se autoflagelarem, mas de alterarem os seus comportamentos”.

"Estas quatro palavras que existem estão relacionadas com o que Nossa Senhora dizia: para termos Paz é preciso ter tudo isto em conta. Então pensámos em produzir um novo estandarte com a palavra Paz. Depois de termos já um número significativo dos outros estandartes, remata-se com esta palavra para fecho do Centenário", revela Assunção.

Quanto à procura das palavras, Assunção explica que "estão mais ou menos igualadas, mas a procura maior é relativa aos estandartes Oração e Adoração". Por outro lado, surge aqui um "problema de interpretações". "Estávamos um bocado com receio que as pessoas não interpretassem, por exemplo, a palavra Penitência como uma ideia de aperfeiçoamento, de largar o que nos faz mal e que, por isso, não tivesse grande procura, mas nos supermercados Continente é uma palavra que tem saído bastante bem. Mas uma coisa que é interessante é que as pessoas param para perceber, para refletir sobre a palavra que querem levar, não é uma escolha feita de forma aleatória", diz a criadora deste conceito.

No país, a campanha tem sido bem aceite e os responsáveis pelo projeto começam agora a fazer a "recolha de informação de fotografias de vários sítios". Mas a Mensagem de Fátima, através dos Estandartes, já atravessou as fronteiras. "Tivemos uma encomenda para Macau que já seguiu, foram 200 estandartes para o bispo de Macau e dali estamos à espera que parta para outras zonas. Também temos tido encomendas daqui e dali, como da Argentina, por exemplo. Mas poucas. Dá-me a ideia que serão emigrantes que pedem e nós, claro, enviamos. Ficamos contentes, porque nos países estrangeiros haver este sinal é um bocadinho irradiar Fátima para outros lados", afirma Assunção.

Até ao momento, estes Estandartes, além de encomendados através da página oficial, podem ser encontrados nos CTT, nos supermercados Continente e nas lojas do Santuário de Fátima, bem como em algumas igrejas que se encontram a fazer a distribuição. Cada estandarte tem uma medida de 95x70 cm, custa 9,99 euros e parte do valor reverte para a Casa de São Miguel - Lar de Crianças e Jovens.

O Santo Padre recebeu, antes da apresentação do projeto, uma caixa com os quatro exemplares, mas ainda não chegou qualquer feedback à equipa responsável pelos Estandartes. Contudo, ainda há esperança que o Papa Francisco refira esta 'onda' criada no país na celebração comemorativa do 13 de maio, onde também serão canonizados Francisco e Jacinta Marto.

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