No segundo tiroteio em menos de 24 horas nos EUA, a polícia confirmou nove mortes  e pelo menos 16 feridos em Dayton, Ohio.

O tiroteio ocorreu na área da East 5th Street, no distrito de Oregon, a oeste do centro de Dayton, para onde se dirigiram vários polícias e ambulâncias.

O atirador foi morto pela polícia.

Este novo tiroteio ocorreu horas depois de um outro num supermercado em El Paso, Texas, onde morreram pelos menos 20 pessoas e outras 26 ficaram feridas.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, condenou o tiroteio de sábado em El Paso, sublinhando que “não só foi trágico”, como também “um ato de cobardia”.

O tiroteio num supermercado Walmart, no sul de El Paso, cidade fronteiriça com o México, deixou no sábado pelo menos 20 mortos e 26 feridos, segundo o governador Greg Abbott, que lamentou um dos “dias mais mortíferos da história do Texas”.

Patrick Crusius, um homem branco de 21 anos e detido pela polícia, foi identificado como o autor do tiroteio em El Paso.  O suspeito foi detido pelas autoridades.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma mensagem ao seu homólogo norte-americano, Donald Trump, na qual lamenta o “violento tiroteio” ocorrido em El Paso.

Os tiroteios e ataques armados ocorrem com muita frequência nos Estados Unidos.

Na terça-feira, duas pessoas foram mortas e um polícia ferido num supermercado da cadeia Walmart no Mississippi.

No domingo, três pessoas, incluindo um rapaz de 6 anos, foram mortas quando um atirador de 19 anos abriu fogo durante um festival de gastronomia de Gilroy na Califórnia, a sul de San Francisco.