As chuvas e inundações: França, Itália e Grécia
Até ao dia de hoje, pelo menos nove pessoas morreram depois de fortes chuvas terem atingido a costa da Riviera em França, a Itália e a Grécia, retendo viajantes nas suas viaturas e provocado inundações.
Algumas estradas têm estado encerradas na Riviera Francesa (Côte d’Azur), no sul de França, e os rios ainda estão a subir em Itália, após as inundações que ocorreram no fim de semana.
O Governo da região francesa de Var disse que quatro pessoas morreram, incluindo um casal de 70 anos, cujo carro ficou submerso pelas águas, na cidade de Grasse.
Na Grécia, os corpos de dois homens que se acredita serem turistas foram resgatados no domingo à noite e na manhã de segunda-feira perto do porto de Antirio, 250 quilómetros a oeste de Atenas após o barco em que se encontravam ter sido apanhado pelo temporal.
Outras duas mulheres morreram quando as tempestades atingiram as ilhas do Mar Egeu, noticiou a televisão local.
No norte de Itália, uma mulher foi encontrada morta depois de o rio Bomida ter transbordado e levado a viatura em que seguia. As equipas de socorro estão à procura de eventuais vítimas na sequência de um deslizamento de terras perto de Savona.
Por cá, nos Açores, a tempestade "Sebastien" provocou, esta segunda-feira, cinco ocorrências em várias ilhas, não havendo vítimas a registar.
A terra a tremer: Albânia e Bósnia
Não só as chuvas e as inundações abalam a Europa. A madrugada desta terça-feira começou com a terra a tremer. O terramoto de magnitude 6,4 na escala de Richter que abalou a Albânia já provocou 16 mortos e 600 feridos, segundo os primeiros dados oficiais fornecidos pelo Ministério da Defesa do país.
Este é um dos mais fortes terramotos de que há registo na região.
As vítimas encontradas até agora pelas equipas de resgate estavam em Durres, uma cidade costeira localizada a 40 quilómetros da capital e que foi mais próxima do epicentro do sismo, mas também em Thumana e Kurbin, duas pequenas cidades ao norte de Tirana, disse a ministra da Defesa, Olta Xhacka.
A maioria das vítimas morreu quando os prédios onde estavam desabaram na sequência do terramoto. Além disso, um homem morreu em Kurbin ao atirar-se da varanda de sua casa quando ia ser resgatado e outro perdeu o controlo do carro.
Entre as vítimas, conta-se uma menina de 10 anos encontrada sem vida sob os escombros de um prédio em Durres e um jovem de Thumana que acabara de sair da prisão.
Segundo as autoridades de saúde da Albânia, cerca de 600 pessoas receberam assistência médica nos hospitais de Tirana, Durres, Kruja, Kurbin e Lezha, sendo que três estão em estado grave e um deles já foi operado.
Também na Bósnia a terra tremeu esta manhã. O terramoto de 5.4 teve epicentro a 74 km de Sarajevo, capital do país, pelas 9h19. Não há até ao momento registo de feridos ou mortos.
[Notícia atualizada às 17:05]
Comentários