António Lobo Xavier já foi deputado à Assembleia da República pelo partido, tendo chegado a liderar o grupo parlamentar.

A lista do CDS-PP às europeias é encabeçada pelo atual eurodeputado Nuno Melo.

Contactado pela Lusa, o cabeça de lista centrista destacou que António Lobo Xavier é "uma pessoa reconhecida por um país inteiro como um extraordinário professor universitário que é, como um advogado que, pela sua enorme capacidade é escolhido por algumas das principais empresas portuguesas para sua representação".

"O doutor António Lobo Xavier é, também, alguém que encarna muito do que o CDS representa", destacou o candidato, assinalando ter uma "enorme estima e consideração" pelo "orador extraordinário", que foi seu professor universitário.

Nuno Melo vincou ainda que o conselheiro de Estado é das pessoas que mais admira "também no debate político", e considerou "uma extraordinária notícia" e uma "grande honra para o CDS" que ele seja mandatário nacional da candidatura.

"O doutor António Lobo Xavier é, eu diria que, mesmo no que tem que ver com o CDS, um dos nossos melhores", frisou.

O eurodeputado referiu que o convite partiu de si, tendo sido "validado por uma opinião unânime de toda a direção do CDS e, tenho a certeza, de um partido inteiro".

Quanto à participação do mandatário nacional na campanha, o cabeça de lista disse que "será todo aquele que o douto Lobo Xavier queira, tendo em conta uma vida que é muitíssimo ocupada".