Em comunicado, o Exército refere que serão disponibilizadas consultas de Oftalmologia, Cardiologia, Urologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia e Dermatologia.

As consultas têm lugar nas instalações do Agrupamento Sanitário, no Paço dos Duques.

Trata-se de uma iniciativa inserida nas comemorações do Dia do Exército, que decorrem em Guimarães, até domingo.

A iniciativa é uma parceria entre o Exército e a Administração Regional de Saúde do Norte, o Hospital de Guimarães, o Agrupamento de centros de Saúde do Alto Ave e a Câmara de Guimarães.

Segundo um comunicado do município de Guimarães, nas primeiras horas de hoje já se registava perto de meio milhar de consultas agendadas.

“Trabalhamos de braço dado nesta parceria, no sentido de montar um conjunto de iniciativas para apoiar a população em termos de cuidados de saúde. Durante esta semana, estamos a atender doentes necessitados e aqueles que estão em lista de espera no Hospital de Guimarães, colocando os nossos serviços ao dispor da comunidade e das pessoas de Guimarães”, realçou o coronel João de Castro, subdiretor da Divisão de Saúde do Exército, citado no comunicado.

No “hospital de campanha”, a população pode realizar rastreios e consultas, em diversas áreas nomeadamente Oftalmologia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Ortopedia e Dermatologia.

O comandante da Unidade de Saúde do Exército, tenente Amado Campos, explicou que a estrutura de agrupamento sanitário montada em Guimarães apresenta um módulo de emergência médica e um módulo de consultas.

“É uma unidade autónoma com alguns pormenores importantes, como uma farmácia e uma unidade de produção de oxigénio, em sinal de demonstração de que é possível montar em qualquer sítio uma unidade de hospital de campanha, funcionando em tendas climatizadas, onde temos de tudo o que necessário para um hospital”, referiu.

As comemorações do Dia do Exército terminam no domingo, com uma cerimónia militar presidida pelo ministro da Defesa, João Gomes Cravinho.