O ministro discursava no lançamento da ‘app’ Anda, do metro do Porto, quando disse que “a comissão de acompanhamento do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) garantiu hoje a aprovação das verbas, com voto favorável da Associação Nacional de Municípios e Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

“O POSEUR tem o seu conselho e foi hoje aprovado pela grande maioria a reprogramação do POSEUR do lado português, onde estava presente a Comissão Europeia que disse que a decisão é soberana dos Estados, sendo que se tivesse algum obstáculo o teria relevado, portanto foi aprovado e vai ser enviado para Bruxelas”, indicou Matos Fernandes.

Segundo o próprio, esta aprovação vai alavancar “quase 800 milhões de euros de investimento a ser lançados, dos quais 500 milhões são uma novidade”, acrescentando que o Governo tinha herdado um POSEUR que previa zero euros de investimento.

Sobre se necessitaria de mais aprovações em Portugal, explicou que o conjunto de ministros entende que se deve fazer a programação em conjunto e que haverá, em meados de julho, “uma reunião entre todos para que todos os programas, regionais e sectoriais, em vez do POSEUR sejam enviados para Bruxelas”.

“A expansão dos metros de Lisboa e do Porto está em curso, garantiu-me agora o presidente da Metro do Porto que um dos estudos do impacto ambiental vai sair na próxima semana na associação portuguesa do ambiente, o outro estudo vai sair, mais tardar, na semana seguinte”, finalizou.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.