Em comunicado, a PJ adiantou que a vítima, de 25 anos, só não foi atingida na cabeça "por impreciso manuseamento da arma", tendo o projétil feito uma trajetória descendente e ficado alojado no maxilar.

Fonte policial explicou à Lusa que o crime terá tido origem num ajuste de contas, que poderá estar relacionado com o tráfico de droga, mas ressalvou que ainda é prematuro confirmar uma causa direta para a tentativa de homicídio.

Segundo a mesma fonte, o homem foi baleado quando estava sentado dentro de um carro estacionado junto a uma padaria, no banco da frente, ao lado do condutor.

O suspeito, de 24 anos, armado com uma pistola e que apareceu num segundo carro, conduzido por outra pessoa, saiu da viatura, aproximou-se da janela do carro da vítima e disparou, fugindo de seguida.

O homem que foi baleado foi transportado na madrugada do crime para o Hospital de Faro, tendo entretanto sido transferido para um hospital de Lisboa para ser submetido a uma cirurgia maxilo-facial.

Menos de 48 horas depois, a Polícia Judiciária deteve o suspeito, que, tal como a vítima, reside em Faro, por crime de homicídio na forma tentada.

O arguido vai agora ser presente às autoridades judiciais para eventual aplicação de medidas de coação.

A Penha, zona onde ocorreu o crime, é um bairro residencial próximo da Universidade do Algarve.