“Recomendamos que para 2017 haja congelamento salarial generalizado no setor privado, com exceção de promoções, o que se deveria traduzir na manutenção dos escalões do IRS no Orçamento de Estado de 2017”, refere o fórum na nota de conjuntura de agosto, hoje divulgada.
O Fórum para a Competitividade considera que o salário mínimo no próximo ano “não deve ser aumentado”, uma vez que está “em níveis preocupantemente desfasados da produtividade”, o que prejudicará sobretudo os trabalhadores “em posição mais frágil”, como é o caso dos desempregados de longa duração, dos trabalhadores menos qualificados e com menos experiência.
O fórum refere que o Governo já definiu que haveria “congelamento de salários no setor público”, pelo que entende que generalizar esta medida ao setor privado “não deverá ser encarado como problemático”.
Sobre a descida do IVA na restauração, afirma que foi “um erro muito caro”, tanto a nível económico como político.
“Tudo indica que os consumidores não terão sido minimamente beneficiados pela descida do IVA. Se não há descida de preços, também não poderá haver aumento da quantidade procurada, o que significa que estas empresas não terão quaisquer motivos para aumentar o emprego”, lê-se no documento.
Comentários