De acordo com uma nota divulgada pelo Palácio do Eliseu, esta distinção “encarna a solidez da amizade franco-alemã” mantida por Angela Merkel “com os sucessivos chefes de Estado franceses desde a sua chegada à chancelaria, em 2005”.

A homenagem a Angela Merkel aconteceu durante a sua visita de despedida oficial de França enquanto chanceler, numa cerimónia que teve lugar em Beaune, no coração da região vinícola de Borgonha, e na qual se fez acompanhar pelo marido, Joachim Sauer.

Beaune foi o local escolhido, explicou o Eliseu, pelo facto de os seus monumentos históricos e a sua cultura do vinho “ilustrarem a riqueza do património francês”.

A agenda da visita de despedida de Merkel incluiu ainda um passeio pelo centro da cidade, uma receção que contou com a presença de líderes locais e antigos embaixadores de França e da Alemanha, um recital de piano e um jantar no Château du Clos de Vougeot.

A multidão que esperava a chegada dos dois líderes a Beaune, não se coibiu de aplaudir, de gritar pelo nome de Angela Merkel e de tentar tirar selfies.

Ao longo o seu mandato, Merkel lidou com quatro presidentes franceses.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.