Payne foi encontrado morto no dia 16 de outubro após cair do terceiro andar do Hotel Casa Sur, na capital argentina.

A morte, aos 31 anos, gerou uma onda de mensagens de condolências de familiares, ex-companheiros de banda e fãs, com milhares de pessoas reunidas em cidades em todo o mundo.

A Imprensa britânica informa que membros da família do cantor, membros dos One Direction e amigos deverão ir ao funeral privado na tarde desta quarta-feira, no sul da Inglaterra.

Liam Payne ficou conhecido nos One Direction, ao lado de Harry Styles, Louis Tomlinson, Zayn Malik e Niall Horan, após a banda ser formada em 2010 num programa de talentos de sucesso no Reino Unido chamado "The X Factor".

Liam Payne chegou a falar publicamente sobre a sua luta contra o abuso de drogas e como lidar com a fama desde muito jovem.

O cantor morreu devido a "múltiplos traumatismos" e "hemorragias internas e externas" após a queda da varanda do hotel, segundo a autópsia.

O músico britânico tinha consumido álcool, cocaína e um antidepressivo antes de morrer, informou em 7 de novembro a Justiça argentina, que acusou três pessoas pelo ocorrido.

Uma delas foi o companheiro diário de Payne durante a estadia em Buenos Aires, acusado de abandono de pessoa seguido de morte (crime que acarreta uma pena de 5 a 15 anos) e de fornecimento de medicamentos.

O segundo acusado é um funcionário de um hotel que, segundo a acusação, "deve responder por dois fornecimentos comprovados de cocaína a Liam Payne". O terceiro é outro fornecedor de drogas, "acusado de outros dois fornecimentos claramente comprovados durante dois momentos diferentes em 14 de outubro".

O corpo do músico foi transferido para o Reino Unido no início de novembro, num voo em que também viajou o seu pai, Geoff Payne.